10 out 2022

Pré-mistura e seu uso na produção de pães


Instagram WhatsApp Linkedin


Se você leu o nosso artigo anterior, tenho certeza que pensou nas famosas pré-misturas que hoje tomam conta do mercado de panificação. Criou-se um mito de que é necessário ter uma boa pré-mistura para tirar bons pães do forno nos dias de hoje, mas isso não passa de um engano que foi repetido até se tornar uma “verdade”. Não faz muito tempo que esse produto não existia e os padeiros ainda assim faziam pães muito bons.

O que é uma pré-mistura?

Basicamente, pré-mistura é a farinha de trigo aditivada com o melhorador diretamente na fábrica. Elas contêm os ingredientes necessários para a produção do pão de interesse, assim existindo misturas diferentes para pão francês, pão doce e muitos outros tipos. Usar o tipo de mistura específica para o pão elimina processos, desse modo diminuindo a chance de erros de pesagem ou a utilização de produtos errados por engano, agilizando a produção.

Devo usar uma farinha pré-mistura?

Depende. Antes de passar ao uso de pré-misturas, é importante entender alguns detalhes. Antes de mais nada entenda que usar esse tipo de produto é uma conveniência, e como toda boa conveniência isso representa um custo. Repare que as marcas que possuem opções de farinha com e sem aditivo sempre cobram mais caro nas aditivadas. Outro ponto importante é que caso você deseje fazer um ajuste fino (miolo mais macio, casca mais crocante), você ainda precisará comprar o melhorador separado para acertar essa característica na sua produção, desse modo te fazendo pagar duas vezes pelo melhorador.

Uma pincelada na situação do trigo

Segundo o último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a guerra entre Rússia e Ucrânia impacta diretamente o preço do trigo. Respectivamente o 2° e o 5° maior exportador de trigo do mundo. Juntos esses países somam 52 milhões de toneladas e representam aproximadamente 30% das exportações mundiais prejudicadas pelo conflito. (veja aqui a análise completa). O Brasil tem previsão de alcançar a produção de 7,7 milhões de toneladas e só o mercado interno necessita de mais de 12 milhões de toneladas. Apesar de praticamente toda a importação vir da América do Sul, o mercado é global e o aumento dos preços também.

Aumento do preço da farinha
Aumento de quase 400% na saca de trigo no Paraná e Rio Grande do Sul

Faça a “pré-mistura” na sua própria produção

Conforme passamos por constantes aumentos no preço da farinha, nem todos conseguem absorver os repasses, causando dificuldades ao negócio. Não existe diferença entre aditivar a farinha na fábrica ou na sua produção. Comprando melhoradores como o da Forte Dourado e farinhas tipo 1 simples você pode diminuir até 30% o seu custo em relação a uma pré-mistura convencional do mercado.

pré-mistura, pre mistura, farinha de trigo tipo 1
Compartilhe:

Por Carlos Martins

Diretor comercial da Forte Dourado, ex-funcionário público que decidiu mudar de área para trabalhar com o que mais gosta: alimentação e seus assuntos. Graduando em engenharia de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *